quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Campo de Tiro

Nunca vos aconteceu irem a conduzir (ou à pendura) e verem uma placa à beira da estrada a dizer "Campo de Tiro"?

É que da primeira vez que via aquilo quase me despistava!

Foi um reflexo... bastante estúpido até... mas... na altura tentei enfiar-me para baixo do tablier. Como fazem nos filmes nos terramotos, a fugir para baixo da mesa... realmente parece mais estúpido de cada vez que penso nisso!

Mas até tenho atenuantes, aquilo passou-se mais ou menos aquando da invasão do Afganistão, todos os dias eramos bombardeados (no sentido figurado da palavra) com imagens de campos de treino da Al Qaeda, com terroristas de toalha na cabeça para não apanhar frio na tola depois do banho (ou seja lá para que é que aquilo serve), com ameaças de todo o tipo, desconfiando do vizinho do lado só porque tinha bigode e pedia chamuças no café a ver a bola... enfim, para mim, ver a indicação de que estava ao lado de um "Campo de Tiro" só podia significar uma coisa:

Medo! Medo, medo, medo!

Já me estava a ver detectado por um radar e com um míssil ar-carro-boom a snifar-me os fumos do escape...

De maneiras que tentei esconder-me em segurança debaixo do volante... bem, se ter medo do "Campo de Tiro" era estúpido, pensar que ficaria são e salvo, só porque estava sob um aro de ferro e borracha parece ainda menos... inteligente.

Mas de modos que passado o susto, fiquei curioso com o que se passa num "Campo de Tiro". Já me explicaram que é onde o pessoal vai treinar a pontaria, parece que os caçadores podem tirar a licença primeiro, comprar a arma e depois, ao não acertar em nada que se coma é que vão aprender a cravar chumbo na caça... lógico, ou não estivessemos em Portugal.

Para que raios seria preciso aprender a atirar para se ser caçador? Assim vendiam-se muito menos armas e cartuchos... e kits de primeiros socorros. É preciso reconhecer um fartão (termo técnico) de passarada pela sombra, pelo pio, pelos ninhos, forma dos ovos, ciclos migratórios e coisas do género. Mas ninguém se preocupa se o candidato consegue acertar em alguma coisa que não seja outro caçador, o cão ou o próprio pé!

Aquilo deve ser bonito, cada um a atirar para onde se lembra e os outros todos num salve-se quem puder... ou será que estão todos em linha a esperar pela sua vez? É que parece-me perigoso ter várias pessoas armadas juntas, imaginem que uma se precipita e assusta as outras todas... é coisa para dar uma confusão danada e uma data de feridos... perguntem ao Bush, ainda hoje chove chumbo...

Sem comentários: