sábado, 8 de dezembro de 2007

Como Melhorar as Pesquisas no Google


Alguma vez se perguntou porque é que raios é que os tótós de óculos e cabelo seboso encontram tudo à primeira no Google e você não? Porque é que procura "canários" e aparecem sites com brasileiras descascadas que nem um amendoím salgado?

Bem provavelmente porque pesquisa com palavras muito genéricas ou com frases muito elaboradas mas que fazem com que seja devolvida uma multitude de ligações sem o mínimo interesse (se bem que no caso das brasileiras interesse sempre um pouco) ou que nada tem a ver com aquilo que se pretendia (a menos que no seu subconsciente estivesse a pensar em sexo, aí, as brasileiras encaixam ainda melhor).

De qualquer forma, encontrei num outro fórum estas 20 dicas para pesquisar "melhor" no Google e acreditem que, se ainda não as conheciam, vão melhorar a vossa vida online (aparecem é menos brasileiras).

1: OR: O Google normalmente procura por páginas que contenham todas as palavras digitadas no campo de busca, mas se você quiser procurar por um termo OU outro, use a sintaxe OR ou a tecla pipe “|” (sem aspas). Ex: [ casa | apartamento ] ou [ casa OR apartament ]

2: Citações entre aspas: se você procura por uma frase exata, utilize as aspas. Ex: [ “ana carolina” letras ] exibirá páginas que contenham a palavra letras e a frase Ana Carolina.

3: NOT: Se você procura por uma página e não quer que nela contenha certa palavra, utilize o símbolo de menos “-”. Ex: [ -apartamento casa sitio] exibirá páginas com as palavras casa e sítio, mas que não contenham a palavra apartamento.

4: Termos similares: Use o símbolo “~” (til) para retornar palavras similares. Ex: [ ~carro exposição -carro ] retornará páginas que contenham sinônimos de “carro” + exposição, mas não as que contiverem a palavra “carro”.

5: Wildcard - O famoso asterisco “*” pode te ajudar em uma pesquisa com termos que você esqueceu / desconhece. Ex: [ can’t * me love lyrics ] retornará uma frase com qualquer palavra entre “can’t” e “me love”.

6: Busca avançada - sempre que esquecer esses comandos extras, a busca avançada disponibiliza-os de maneira interativa.

7: Definições - é possível usar o google para descobrir o significado de uma palavra. Ou melhor, sites que contenham essa descrição. Ex: [ define:casa ]

8: Calculadora - O google resolve equações de soma, subtração, multiplicação e divisão, com os caracteres +, -, * e /, respectivamente.

9: Número intermediário - Não muito conhecido, esse recurso é muito útil. Ex: [ “melhores livros” 2002..2007 ] retornará os melhores livros entre os anos de 2002 e 2007. Note os dois pontos seguidos entre os números.

10: Site específico - Quer buscar algum termo dentro de apenas um site? É possível, mesmo que o site não tenha mecanismo de busca próprio. Ex: [ carro site:imagevisiondesign.com.] buscará pela palavra “carro” apenas dentro do IV!

11: Backlinks: o resultado exibe apenas páginas que linkam para uma URL específica. Quer saber quem está se referenciando a uma URL de seu blog, ou mesmo ao seu site, é só usar: [ link:iv.com.].

12: Busca direcionada: O google permite pesquisa direta por blogs, livros, artigos escolares, códigos, finança, imagens, notícias, patentes, produtos e vídeos.

13: Filmes - O google permite busca específica por filmes. Para quem reside nos EUA é possível localizar cinemas e teatros fornecendo o “CEP”. Ex: [ movie:robocop ]

14: Música - O mesmo acima, porém com música. Ex: [ music:eagles ] retorna somente conteúdo relacionado à música.

15: Conversor de unidade - quer transformar “yards” para metros, ou milhas para kilômetros? Ex: [ 50 yards in meters ]

16: Tipos de números (para quem reside nos EUA): os algorítmos do Google podem reconhecer os tipos de números que você digita, como sendo identificação de veículos, número de equipamentos da Federal Communications Commission (FCC), patentes e outros. Lembrando, essa dica só vale para quem reside nos EUA.

17: Tipo de arquivo - você pode procurar especificamente por arquivos .PDF, do Word (.DOC), Excel (.XLS), etc. Ex: [ filetype:pdf ]

18: Local exato do termo de busca - por padrão, o Google pesquisa pelo termo digitado em todo o conteúdo dos sites indexados. Mas se você deseja, pode buscar apenas em alguns locais, como na URL (endereço) do site [ inurl:termo ], no título [ intitle:termo ], no corpo do texto [ intext: ] ou em anchor text (comumente usado para descrever um link) [ inanchor:termo ].

19: Páginas no cache do Google - se você procura por versões de sites armazenadas nos próprios servidores do Google, pode acessá-las procurando com uma tag. Ex: [ cached:termo ]

20: A resposta para a vida, o universo, e todas as coisas - se você procurar por esta frase, em letras minúsculas e em inglês, o Google te dará a resposta.

Dicas encontradas no Fórum PT séries

Sem comentários: