quinta-feira, 10 de maio de 2007

Liberalização à Tuga

Hoje ao passar pela Galp fui surpreendido pelo 3º(terceiro) aumento numa semana... isto quando o preço do petróleo está estável e com um preço abaixo do que tem estado...

Claro que os especialistas (aqueles que vendem a gasolina) dirão que o petróleo que compram hoje, só será comercializado um mês depois. Ou seja, daqui a um mês é que (numa hipótese muito remota) poderia baixar o preço da gasolina, e gasóleo e gasolinas pseudo-limpas que nos fazem andar mais quilómetros... mais quilómetros com gasolina mais cara? Só se andar a empurrar o carro, ou o desligar nas descidas (crianças não façam isto, porque ficam sem travões!).

O mais espantoso é que o argumento do "demora um mês a reflectir-se no preço" não serve no caso dos aumentos... basta ouvir-se na TV que o petróleo está a subir ou que o conflito nas arábias pode FAZER subir o preço por barril, para levarmos com mais 2 ou 3 cêntimos em cima!

E o governo , com a desculpa que a liberalização do preço dos combustíveis ia ser uma coisa boa, continua a embolsar rios de dinheiro em impostos e não pode ser culpado de nada porque "é a lei do mercado a funcionar"...

Queria ver se eles pagassem a sua gasolina -já nem falando no carros, que já agora, devem beber pouco- se ainda achavam que o mercado estava a funcionar ou se estava com falta de alguma coisa... tipo... combustível!

Sem comentários: