quinta-feira, 17 de maio de 2007

Cortina de Fumo

Já não estão fartos de ouvir os “coitados” dos fumadores a queixarem-se da discriminação a que vão ser sujeitos com a nova lei do tabaco.
Sim, realmente é um acto atroz não permitirem a alguém que entre num determinado local e possa usufruir dele de acordo com aquilo que acha justo...

Imaginem por um instante, numa situação puramente hipotética e académica e muito vagamente provável, que uma pessoa, não fumadora, entre num bar. É normal que se possa sentir incomodada pelo fumo do tabaco presente no ar e não possa desfrutar desse espaço do mesmo modo que desfrutaria se não houvesse o fumo. Mas isto como disse é altamente improvável, afinal o que conta é o sr. Fumador poder usufruir do seu cigarro após o café.

Porque se haveria de mudar este estado de coisas? Só porque alguns “iluminados” acham que podem frequentar locais onde não haja fumo e não possam ver a sua saúde prejudicada pelos vícios dos outros?

Concerteza que estarão a brincar... então os fumadores já pagam o tabaco tão caro e ainda por cima não o podem fumar onde querem nem partilhar o seu fumo com os outros? Devemos estar no País das Maravilhas não?

Não tenho nada contra os fumadores, desde que não me obriguem a fumar. E se há pessoas que têm consciência e evitam incomodar os outros -sim, o fumo incomoda- outras há que com o argumento da discriminação e liberdades julga que tudo lhe é permitido e que é um favor que nos fazem em fumar ao nosso lado!

E não é preciso ser doutor nem engenheiro para se perceber isto, o meu pai, que não pode fazer mais do que a 4ª classe, não fuma nos restaurantes, no carro ou em casa. Já os Doutores e os Engenheiros, acham uma afronta insinuar-se sequer que eles possam estar a infringir uma qualquer lei... mesmo dentro dum Hospital como já presenciei...

Duvido que a lei fique como está agora, tem coisas erradas, mas não ao nível das proibições. Na Irlanda não se fuma em lado nenhum, e a economia não descarrilou pois não?
A Alemanha vai pelo mesmo caminho estarão assim tão errados?

A questão não passa por multas mais ou menos pesadas, passa por civismo e educação... mas estado em Portugal, há coisas que nunca mudam... a fome dos governos pelo dinheiro das multas e a falta juízo e ponderação em casos que mexam com as massas.

Sem comentários: