terça-feira, 3 de abril de 2007

Momento Cultural

Tenho visto muitas pessoas a protestar por verem a palavra "estória" em alguns artigos e insurgirem-se por acharem que apenas "história" faz parte do vocabulário e que quem usa o 1º termo está errado e deveria repetir o seu curso de jornalismo ou simplesmente a 4ª classe.



Ora, mesmo tendo feito parte da minha escolaridade fora do país e numa língua diferente do português (5º ao 8º anos), para mim os dois termos sempre fizeram sentido e já há muito tempo que também os uso e nunca me senti ignorante por isso!





De um modo simples digamos que História se refere à narração de eventos passados, enquanto que estória é usada em acontecimentos fictícios ou para relatar alguma história mais caricata, fora do comum, sem peso na história propriamente dita.



Por exemplo no desporto, as estórias são por vezes pequenos factos que acontecem em redor de um jogo ou de uma competição e que ajudam por vezes a compor a história dessa mesma competição. Mais concretamente, Portugal no Euro fez história, mas o facto do Scolari ter pedido à Nossa Srª do Caravaggio por protecção é uma das estórias que se relatou na altura.



Esclarecidos?



Escusam de agradecer!





Powered by ScribeFire.

Sem comentários: