sábado, 3 de novembro de 2007

Séries em perigo?


Uma greve nos US of A pode afectar várias séries televisivas, tanto lá como em 'tugal onde algumas dessas séries passam (mesmo que seja tarde e a más horas).

Resumindo, o Sindicato que representa os Argumentistas, aqueles que escrevem os guiões e desenham o suspense através de vários episódios, não se conseguiu entender com as Produtoras da TV e Cinema. Queriam (merecidamente digo eu) ter direito a uma maior parte dos lucros saídos da venda dos DVD's e das novas plataformas emergentes, Internet e telefone. Isto porque na altura em que tinham assinado o último contrato, estas vertentes do negócio não tinham o peso que agora têm e que tenderá a aumentar.

Não havendo acordo, começa a greve e os seus efeitos deverão fazer-se sentir em meados de Fevereiro, pois muitos episódios estão já gravados, em fase de gravação ou escritos, pelo que só mais tarde, quando faltar material, é que poderão surgir problemas.

Apenas os talk shows poderão sofrer desde já, uma vez que são escritos durante a semana anterior à sua exibição.

Se por um lado isto pode ser mau, por outro, poderá ter o condão de fazer regressar alguns programas à origem, com os apresentadores a escreverem as suas piadas. Ninguém acredita que o Conan O'Brien, que participou como guionista nos primeiros tempos dos Simpsons, não saiba escrever piadas de qualidade.

Outros cenários passam pela substituição das séries por concursos ou reality-shows, mais Idolos, Big Brothers e afins...

Vamos a ver no que dá e rezar para que as "nossas" séries não sejam (muito) afectadas.

Mais info em:
http://hotvnews.wordpress.com/2007/11/02/greve-dos-guionistas/
http://www.showbuzz.cbsnews.com/stories/2007/11/02/tv_news/main3444193.shtml

Possíveis séries afectadas em:
http://www.wga.org/subpage_member.aspx?id=2529

2 comentários:

Manuel Reis disse...

O Conan O' Brien tb vai parar, ele é membro da WGA...

Anónimo disse...

Eu posso fazer de guionista em algumas séries que eu cá sei... tenho uma série de ideias muito boas que envolvem hospedeiras (ou aeromoças, como agora se diz) islandesas...