quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Onde é que já vi a Popota?

Bom, parece que é Natal ou coisa do género, já há mais de 3 semanas que comecei a ver indícios disso nas lojas... enquanto passeava em t-shirt e calções... até parecia que estava noutras paragens mais acolhedoras nesta época... tirando a parte das gajas... não que as nossas sejam más, mas convenhamos que... estão a ver onde quero chegar, não estão?

Claro que com o Natal vem a publicidade agressiva que tenta levar os putos todos para as lojas a comprar tudo e mais alguma coisa. As manhãs dos fins de semana passam a ser dominados em todos os canais por um único programa: "Nenucos e companhia"

E depois vão aparecendo personagens novas criadas pelas lojas para cativar ainda mais os putos e as... meninas, com canções e cores muito animadas e muita alegria para todos, menos para quem não tem dinheiro para pagar todas as porcarias que são pedidas.

Desde quando é que se perdeu a piada de lançar um pião ou jogar ao berlinde?

O pior é que parece que já nem se esforçam por criar algo de inovador ou que seja diferente do resto da concorrência... quer dizer, a Leopoldina já tem uns anitos e tinha sempre umas musiquitas catitas e tal, e de repente aparece uma prima dela, chamada Popota, com uma lengalenga intragável e monossilábica e o pior de tudo é que nem é muito original.

Senão reparem, logo que vi o folheto com a Popota na capa vi que algo não parecia correcto...
ela estava a andar de baloiço, os putos agora não andam de baloiço, a menos que tenham um dentro de casa. É demasiado perigoso, andar ao frio, sentar-se numa coisa suja, em companhia de crianças estranhas, doenças e pedófilos a espreitar a cada esquina.
E depois reparei nas roupas... porque raio está alguém que quer vender brinquedos vestido com brilhantes, rendas, chapéu alto, decote e presuntos ao léu?
Podia estar a tentar vender brinquedos para adultos, mas folheei o resto das páginas e não havia nada que indiciasse isso (tirando talvez os conjuntos de pilhas recarregáveis).
A imagem cada vez me intrigava mais e puff fez-se luz... Moulin Rouge.
E não foi preciso muito para encontrar uma imagem do filme com o mesmo nome, muito semelhante à Popota. E quando digo semelhante... é porque estou a ser simpático com os criadores da criatura animada... mais uma vez pode ser coincidência mas... vejam com os vosso olhos:

Popota (2007) Vs Nicole Kidman (2001)

12 comentários:

Anónimo disse...

mais uma coisa k mostra k os tugas não tem imaginação: a música da popota parece a da gwen stefani the sweet escape

Anónimo disse...

Não são os portugueses (tendo em conta que tugas não existe) que têm falta de imaginação. São os criativos da agência que foi contratada. Estudo Marketing e tive a sorte de ter aulas com alguns dos melhores criativos a nível nacional, o que me deu maiores horizontes acerca do panorama criativo nacional...

E posso-te dizer seguramente que os portugueses têm imaginação e são bastante originais... Mas a escolha da Popota como nova mascote é bastante infeliz.

Não generalizes um mau exemplo. Fica-te mal :)

Sempre podes ler o Sucesso.Pt (livro) para compreenderes como os portugueses ainda são criativos e que singram no mundo dos negócios.

É por causa desse mote de "português = inferior" que não há mais casos de sucesso. Felizmente, há quem já tenha compreendido que sem trabalho não há proveito.

Deixa de reclamar e mete mãos à obra :)

FoRNeiRo disse...

É pena que o pessoal não se identifique quando deixa comentários. Sobretudo quando têm a qualidade do anterior.

Respondendo um pouco às questões levantadas, acho que no texto não fiz referência a nacionalidade alguma de quem surgiu com a ideia.
Não quis "deitar abaixo" os portugueses e conheço casos de sucesso que a maioria das pessoas desconhece.

Aquilo que apontei foi apenas para a aparente "falta de criatividade" e para a estranheza de ver uma mascote com aquela pose a tentar simbolizar a época natalícia ou o espírito natalício do Modelo.

Não é uma questão de dizer mal ou não, é só que achei piada aquilo... e acho que não fui o único ;)

Fiquem bem e... deixem um nome ;)

Anónimo disse...

Querias um nome? ora aí tens o meu.. deves conhecer :D

a Popota é a cara chapada a nivel de imagem (sem ofensa) da Nicole.. a música é um rip ranhoso da Gwen...
os criativos dessa agencia provavelmente foram os mesmos que pensaram criar um reclame do Viagra utilizando como protagonistas duas esponjas marinhas no cio e a musica do Noddy por trás..
Sem dúvida uma vergonha para os seus criadores, mas dúvido que depois desta patada na atmosfera sejamos brindados com mais pérolas deles tão cedo...

Anónimo disse...

?????? ???????
mas vocês só sabem criticar??..são portugueses e basta ...
opah por favor...LOOL deixem-se de criticas..querem algo mais criativo , mais imaginativo, mais supreendente...mais fascinante ???façam vocês!

Anónimo disse...

com a popota é uma risota??

ADORO a popota :)

Anónimo disse...

Oi, sou a Joana e .... "I love you, popotaaaaaaa!!!"

Anónimo disse...

independentemente de tudo o que falou aqui, o que eles queriam era chegar aos miudos.. e quer seja imitação, ou não, quer seja original, ou não chegou. Basta andar pelas escolas e pela rua, estar atento e ouvir os miudos... e atrevo-me graudos tambem.

Anónimo disse...

xim..talvex xim talvex nao..max eu adoru a Popota..

AXU QI XIM PENXO NAO

xau..beiju

Cristiana disse...

Gostei da parte inicial do blog em q cntava como foi descoberta a Popota,pq esta bastante comica ms n deixo d dar razao a quem diz para qm reclamar fazer melhor..
A Popota foi uma personagem criada para xamar a atençao das crianças e julgo q maioria dos reclames sao baseados em algo e este komo deu para reparar foi baseado na Nicole o q n faz o reclame ficar pior Pois a Popota xama a atençao e a musica fica na memoria...mas cmpriendo as observaçoes..apesar d axar q qriaram a Popota para n ser tao freqente ver aqeles bonekinhos rodeados d crianças..
Mas sendo mal ou bom e' certo q muita gente gostou o q faz cm q o Modelo tenha sucesso

Anónimo disse...

Podem dizer que a popota foi uma ideia fraca ou uma reles imitação mas o facto é que estão aí todos no blog a falar sobre a popota!!!logo ela não é assim tão má, e se ao contrário de estarem a criticar usassem essa MENTE DE ADULTO, e reparecem que a popota É PARA CRIANÇAS, e a elas pouco importa que seja imitação ou não, que a roupa seja brilhante ou decotada???? pk não falam da luciana abreu que anda toda decotada e com brilhantes????

Anónimo disse...

O nome Popota foi copiado de certeza com o popo car brinquedo Inovador que comprei este Natal.