quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os Regulamentos servem para quê?

Depois da fantochada que foi desqualificação do Belenenses por pormenores técnicos mas que de qualquer forma iria dar no mesmo por causa do "entendimento geral" de um termo em inglês que pelos vistos os ingleses não sabem o que quer dizer e nós é que sabemos (ufa esta tirada foi cansativa), foi a palhaçada e postura de desprezo e arrogância demonstrada pelo clube mais a norte.

Foi uma festa e tanto... para os jogadores que não costumam pisar outros relvados que não os dos campos de treino, para os adeptos que puderam contactar de perto com as "estrelas" numa vulgar estação de comboio e para a lagartagem que aproveitou as migalhinhas que o dono lhes atirou para ganhar por números expressivos.

Ora o facto de virem tantos júniores e reservas e outros que tal lembrou-me de algo que tinha lido há tempos e que referia algumas particularidades da "Taça da Cerveja". Coisas menores, pormenores apenas para quem faz coisas bem piores ainda antes do pequeno-almoço:
os regulamentos que regem a competição.

É um belo documento com cerca de 80 páginas e letras escritas e tal... olhando para a página 56, diz o artigo 11º:

OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO DE JOGADORES

1. Durante a competição, com excepção das 1ª e 2ª fases, os Clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos jogos oficiais da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga P.F.P. com a antecedência mínima de 5 dias antes da realização do respectivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga P.F.P. como justificativos.

E depois continua por aí abaixo com outras coisas do género.
Agora vejamos a ficha de jogo de ontem:

Nuno
Pedro Emanuel
Stepanov
Benítez
Sapunaru
Guarin
Mariano Gonzalez
Tarik Sektiuoi
Tomás Costa
Andrés Madrid
Ernesto Farías

E as duas últimas jornadas:

Jornada 16
Helton
Bruno Alves
Fucile
Rolando
Cissokho
Lucho González
Cristián Rodríguez
Raúl Meireles
Fernando
Lisandro López
Hulk

Jornada 17
Helton
Bruno Alves
Fucile
Rolando
Cissokho
Lucho González
Cristián Rodríguez
Mariano González
Raúl Meireles
Fernando
Hulk

Conseguem encontrar 5 (cinco) jogadores que tenham sido titulares nos dois últimos jogos? Eu só vejo o Mariano...

Alguém da Liga falou nisto?

O arbitro (ou organização) controlou essa medida?

Será que o jogo podia sequer começar sem que esse pressuposto fosse cumprido?

Qual a punição para quem não cumpre?

Pois é... para além da falta de respeito demonstrada fica ainda o "acaso" de se ir jogar um jogo entre o Benfica e os incumpridores 3 dias depois da taça e de ter havido uma habilidade com os cartões de forma a "limpar" um vermelho no jogo de ontem...

Gostava de levantar os ombros e dizer: "É o futebol que temos", mas toda a gente faz isso e não será certamente assim que alguma coisa há-de mudar... digo eu.

Sem comentários: