sábado, 21 de junho de 2008

Ponham os olhos neste menino...

Olá caros leitores(as)...

Venho por este meio dar-vos a conhecer (para quem não conhece ainda) um fantástico artista, de seu nome Ricco Loop.


Estava eu muito descansado a fazer zapping com o Meo comando, quando fui parar ao programa "Curto-Circuito", onde estava um senhor, muito concentrado e envolvido na música, a produzir uns sons que eu achei bastante porreiros. Não encontrei a informação pretendida na Internet, por isso vou-vos fazer um breve relato sobre qual a essência do trabalho deste homem, com base no que foi por ele dito.

Basicamente é um artista alemão, que começou a fazer espectáculos de rua, e que agora está envolvido num projecto com um grupo de portugueses, que envolve a sua actuação, entre outros locais, em bares.

Mas vamos ao que interessa. O método dele é (aparentemente) simples. O método, mas não o trabalho e a arte por ele praticada.

Basicamente este artista tem, salvo erro, sete pedais. Cada pedal serve para gravar um loop, ou seja, uma sequência repetida de um som (neste caso). Então, ele vai, com a sua voz, ou com instrumentos, gravando vários loops até ficarmos com uma música quase completa. O seu estilo de música vai desde Reggae, Afro, Electrónica, Funk... apesar de ter um cd gravado, ele faz, na sua maioria, improvisos, em que se envolve bastante na música e cujo resultado é fascinante.

Os instrumentos por ele utilizados são (pelo que eu tenho visto):
-Guitarra-baixo.
-Guitarra electro-acústica.
-Harmónica.
-Garrafa de água de vidro (permite-lhe fazer sons diferentes à medida que vai bebendo o seu conteúdo, e é usada para a música Afro).
-Melódica.

O resultado, como já referi, é fascinante. Mas como palavras não são suficientes para explicar tudo, deixo-vos aqui um vídeo de uma actuação deste artista.

Até à próxima ;)

Sem comentários: