quarta-feira, 11 de junho de 2008

Chapa para quê?

Já alguma vez olharam para o vosso carro e desejaram que ele mudasse de aparência num instante, tipo... KITT?

Quantos de vós já amaldiçoou o pobre do bate-chapas depois de ele vos dar o orçamento à amolgadela na porta feita pela vossa "mais-que-tudo"?

E se pudessem reparar o vosso bólide apenas com agulha, linha e dedal?

Pois é... parece que a BMW está a pensar nisso também, e vai daí surgiu a GINA.

E não, não é a Gina em que estão a pensar... e também não masca pastilha nem usa saltos-altos. É apenas um acrónimo por eles encontrado - Geometry and Functions in 'N' Adaptations - e que identifica o conceito de um automóvel que pode variar a sua geometria (forma) de "N" maneiras distintas sem estar "atado" a uma concha externa rígida.

Na essência, aquilo que se pretende é que tenha uma concha externa maleável, adaptável, sobre uma estrutura interna concebida para resistir.

Assim, temos um carro, com cobertura em tecido, que pode alterar a sua própria forma.

Simples não?

E bonito. O capot a abrir parece mais o fecho de vestido de mulher...

Quanto a vermos um dentro em breve, cheira-me que seja uma outro estória.


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