domingo, 3 de fevereiro de 2008

Superbowl XLII


Faltam poucas horas para o que se espera vir a ser um grande jogo.

Estou a falar da Superbowl, New England Patriots contra New York Giants, a final do campeonato norte-americano de Futebol Americano. Desporto que aprendi a apreciar e que acompanho sempre que posso (agradeço a quem disponibiliza os melhores jogos na net para eu os poder ver :P).

Os Patriots partem como favoritos depois de uma época perfeita em que não perderam um único jogo, contra uns Giants que chegam um pouco de surpresa após afastarem os Cowboys e os Packers (onde o seu quarterback Brett Favre esteve em grande durante toda a época regular, a sua 16ª, e com 38 anos continuou a bater records).

Aquilo que espero é que seja um grande jogo e que cada equipa mostre o melhor que tem para dar.

"Mas" -perguntarão vocês.- "aquilo não é uma seca, sempre a parar e recomeçar, e com muita violência à mistura?"

E a resposta é... bem, é óbvio que um jogo composto por 4 partes de 15 minutos e que dura em média 3 horas e meia, à partida tem os seus tempos mortos... mas, uma vez percebido o porquê (em grande parte devido aos espaços necessários para publicidade), e entendidas as regras básicas do jogo, percebe-se que não só não é violento (ao contrário daquilo que é normal acharem) como as regras são bastante apertadas e as sanções severas.

É ainda um jogo muito táctico, e que se pode ganhar ou perder graças a um bloqueio falhado, ou um pontapé mal medido no último segundo. E depois tem a espectacularidade de um passe de 30 jardas para Touchdown ou de um retorno de largas jardas, a atravessar o campo todo e marcar (como o Devin Hester dos Bears na abertura da Superbowl do ano passado), e claro, aqueles choques em que andam 4 gajos pelo ar, mas em que raramente se magoam e em que as disputas não são maldosas.

Se puderem hoje às 23h não percam o jogo... eu não vou de certeza.
Já tenho a cerveja a refrescar e os snacks prontos a comer... à boa maneira americana.

Foi assim que começou no ano passado... como será este ano? Pena não estarem os Bears na final... mas não se pode ter tudo...



Só por curiosidade, vou ver o jogo por uma parabólica que me arranjaram, num canal alemão que o vai transmitir em directo... foi a única maneira que encontrei... acho que ninguém nos café aqui da zona iam achar piada a que eu lá ficasse até às 4h a ver o jogo...

Sem comentários: