No outro dia estava a ter uma "discussão" com um amigo meu acerca da vantagem, ou não, de manter o meu carro velhinho em detrimento de comprar um novo.
Argumentava ele que um carro novo/semi-novo do mesmo segmento do meu iria consumir menos, seria mais fiável, confortável, melhor equipado e mais amigo do ambiente.
Se os argumentos dele eram de um modo geral inatacáveis, fiz-lhe no entanto ver que eu não sou uma pessoa "geral" mas sim "particular" e que no meu caso algumas das vantagens mencionadas não me faziam grande falta dado o tipo de uso, percurso e distâncias percorridas.
Como não saíamos do mesmo sítio, até porque a vista das mesas vizinhas era bastante agradável, decidi mostrar-lhe a vantagem matemática que a minha opção tinha. Sem entrar muito em detalhe, as variáveis em equação mais importantes a favor do calhambeque(pii piii) foram:
Prós:
- já o comprei, portanto não tenho de pagar mais nada.
- manutenção barata, não tem electrónica nenhuma nem nada de gadgets eléctricos xpto. Basta trocar filtros, mudar filtros e velas e pouco mais (e isso faço eu em casa).
- como o seu valor virtual é 0 (zéro) não preciso de me preocupar com a desvalorização nem com valores de revenda.
- o valor que teria de pagar por trocar de carro daria para encher muitos e muitos depósitos e pagar muitas intervenções no carro que já tenho.
- posso, no limite, deixar o carro de portas abertas que ninguém vai ter sequer vontade de ver o que tenho dentro do carro... o facto do autorádio ser um "Eurosound" modelo "Ascona" ajuda bastante.
Contras:
- não teria a tinta a descascar.
- não passaria tanto calor no verão por não ter AC.
Estava ainda a pensar em mais algum contra quando veio do outro lado da mesa um argumento de peso:
- Com esse teu carro esquece as gajas!
E é por isso que desde esse dia ando a ler tudo o que é site e revistas com cotações de carros novos...
É tudo uma questão de matemática: menos carro e menos gajas nunca dará positivo nas minhas contas...
sábado, 16 de janeiro de 2010
Afaste-se a Matemática, que se vai falar de gajas
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