sexta-feira, 11 de julho de 2008

In sónia(s)

Não, não encontrei nenhuma Sónia que me deixasse in"trar", nem tão pouco quero abrir um bar por franchising em Sónia, nada disso. Para saciar desde já a vossa curiosidade, vou só dizer que este post foi "esboçado" a papel e caneta, estando eu deitado na minha caminha e sem que houvesse meio de chegar o Zé Pestana. Como já tinha percorrido a Maxmen deste mês duma ponta à outra e estava sem paciência para ler (reler neste caso) "Os Maias", decidi então rabiscar umas ideias que me têm surgido e que (invariávelmente) esqueço e não tenho postado. Além disso, para além de trabalhos, defesas de trabalhos e exames, houve ainda acontecimentos - uns bastantes melhores do que outros, diga-se - que fizeram com que não pudesse, não conseguisse ou simplesmente não me apetecesse escrever nem fazer a ponta de um corno.

"J'ai le cafard" como diriam os Franceses.

- Expressão foleira. Dirão uns, eu diria simplesmente que é estranha no sentido em que traduzido à letra daria qualquer coisa como "Tenho a barata" ou "Estou com a barata" e aquilo que quer exprimir é o facto de estarmos aborrecidos, no sentido de não nos apetecer fazer nada... perguiçar, digamos.

E a questão é: "Quem se vai lembrar de arranjar expressões assim?"

De certeza que lhe há-de "Faltar um parafuso" ou ter uma "grande pancada" ou uma "pancadinha triste", ou pior... "não joga com o baralho todo".

Esta última é realmente a razão de ter escrito este post... por aqui já podem ver que mente retorcida tenho... mas a verdade é que a ouvi à muito pouco tempo, e (re)achei-a tão desprovida de sentido e tão imensamente... parva, que achei que deveria dedicar-lhe algumas linhas, nem que fosse só para que o pessoal que aqui lesse isto não o repetisse à minha frente...

Mas voltamos à expressão... regra geral, quando se fala em baralho, lembramo-nos logo de jogos de cartas, jogos esses jogados com várias pessoas e em que as cartas são distribuídas pelos vários jogadores. Se houvesse um a jogar com o baralho todo, o jogo não teria grande sentido pois não?
À partida já se saberia quem iria ganhar... sim, mesmo no "40 apanha", quem não tem o baralho perde!

Reparem que até num coisa estúpida como o Tarot (que me perdoem os crentes desta "ciência" e a Maya) são apenas viradas algumas das cartas porque senão não haveria grande lógica... se bem que já ache que não tem do modo como é feito agora... mas vocês percebem o quero dizer.

Isto leva-nos portanto ao -na minha humilde opinião- ao jogo mais conhecido, onde se joga com o baralho completo: o "Solitaire" (ou Paciência), jogo celebrizado e amplamente difundido com o Windows nos PC's de todo o mundo. Não são precisos sequer amigos ou adversários, podemos estar sozinhos, a qualquer hora, em qualquer lugar, tipo...

...como quando não se tem sono e apenas nos apetece "pastar a vaca"...

por isso...

vão-me desculpar, mas vou encerrar este post e ir "jogar com o baralho todo"!

Sem comentários: