sábado, 21 de novembro de 2009

México 86

Agora que (bem ou mal) estamos qualificados para o mundial na África do Sul, e depois de falar nesta temática sempre que me reencontro com o meu grande amigo CJ, gostava de trazer aqui aquele que para mim será sempre o Mundial de futebol de que me recordarei sempre.

México 86

Não porque tenhamos tido bons resultados -pelo menos em campo, já que com as mexicanas diz que foi sempre a aviar- ou por causa de Saltillo mas sim porque foi o primeiro Mundial de que me lembro verdadeiramente.

Andava na primária e fiquei fascinado - eu e o meu colega de carteira - com tudo o que rodeava o mundial:

- o tema que aparecia antes de cada jogo, com o seu refrão que ficava no ouvido:
"Mexico 86, Mexico 86,
donde se vive la emocion.
Mexico 86, Mexico 86,
el Mundo unido por un balon"

- E a mascote mais simpática que alguma vez vi: o Pique...

"- E o futebol mesmo?" - perguntam vocês...
- Futebol para nós era aquilo que se jogava no recreio, num cantinho de saibro, lama e pedras, com uma bola de plástico do benfica e umas sapatilhas com mais quilómetros que um táxi. Um campo com relva, jogadores com chuteiras, calções puxados até quase se ver a tomatada e bigode à actor porno (não que na altura soubesse o que isso era) não era futebol não era nada... era para meninas... digamos...

Por isso, e sem mais demoras, ficam aqui essas duas coisas bem seguidinhas e a puxar pela lágrima... só falta mesmo um copo de leite com chocolate Milo...






Para finalizar fica aqui um bónus... um vídeo promocional do México 86... acho que ainda não parei de rir com isto :D

2 comentários:

Carlos Monteiro disse...

México 86!! De facto, o pior mundial de Portugal, mas foi, tal como dizes, o que primeiro mundial de que tenho recodação. Se bem que me lembro de ter tido algum merchandising do Espanha 82, nomeadamente uns calções com o Naranjito e um também mealheiro em forma de Naranjito. Mas na verdade o Mundial dos Mundiais é o México 86, pelo facto de Portugal ter participado e porque já tinhamos 8 anos e como tal, nossa consciencia futebolistica completamente definida (pelo menos eu já sabia que era do SLB, apesar do Sérgio me andar a tentar comprar para mudar para o FCP!!!).
E o Pique!! Nós desenhavamos Piques em todo o lado (muito toscos claro). Era na carteira, era nos cadernos...
O refrão "México 86, méxico 86..." foi cantado até sairmos da escola primária (1988).

Pedro disse...

É curioso: lembro-me muito bem do "México 86", da publicidade e merchandising, dos cromos e calendários com as equipas, do refrão da música e da "hola", mas, por qualquer motivo que me escapa, não tenho a mais pequena ideia ou recordação da selecção portuguesa... Alguém me saberá explicar porquê? Lembro-me da qualificação, lembro-me de grandes golos e de jogos fantásticos, mas tudo antes do Mundial começar... Estranho, não? O que é que se terá passado?